Com 94% da obra concluída e começando a última etapa nesta semana, a ponte Anita Garibaldi será concluída nos próximos quatro meses. A data ainda não foi definida, mas até o final de maio é esperada a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) para inaugurá-la em Laguna, no Sul do Estado, antecipou o presidente doDNIT, Vissilar Preto.
::: Com desnível corrigido e metades unidas, nova Ponte de Laguna está 94% concluída
::: Ponte Anita Garibaldi será a segunda maior do país em formato estaiado
A ponte é um dos últimos gargalos da duplicação da BR-101 Sul e a promessa de conclusão em maio de 2015 foi dada em 2012 — quando Dilma visitou o Estado como presidente pela primeira vez. Antes disso, o governo federal já havia anunciado pelo menos dois prazos: 2010 e 2013.
O nome da ponte e a largada das obras foram dados pela própria presidente. Essa é a maior obra do governo federal em andamento em Santa Catarina. No sábado foi encerrada a última etapa da parte estaiada, o encontro dos trechos norte e sul, que já está concretado. Inicia-se agora a última fase.
— São 600 pessoas trabalhando na conclusão da obra, mas já tivemos um pico de 1,9 mil pessoas — disse Preto.
Conta de luz fica com a prefeitura
Nesta quarta-feira foram tencionados os cabos de aço que dão sustentação à parte estaiada da estrutura. O desnível que existia foi corrigido por meio desses cabos. Agora as partes de concreto estão na mesma altura, mas ainda faltam trechos de concretagem. Essa etapa deve ser finalizada até o final de fevereiro. Aí entram as fases de colocação do asfalto, sinalização e iluminação.
O superintendente do DNIT e o engenheiro que gerencia o projeto, Luis Gustavo Zanin, garantiram que a ponte será entregue dentro do cronograma. De acordo com o DNIT, todas as obras complementares, como a pavimentação dos acessos às cabeceiras da ponte, estão contratadas e também estarão prontas em maio. Preto disse também que já tem um consórcio para realizar os trabalhos de iluminação e sinalização da ponte. O acordado é que a entrega seja feita em maio, apesar do prazo contratual ser de cinco meses e permitir a conclusão em julho.
Todas as lâmpadas serão feitas em LED, uma das medidas tomadas após a polêmica de quem ficaria com a conta de luz da ponte: prefeitura de Laguna ou DNIT. Será o município, mas é possível até que sejam instaladas placas geradoras de energia solar, para reduzir os valores a serem pagos pelo serviço.
Anos de espera
l A duplicação da BR-101 Sul iniciou em 2002, quando foram licitados os primeiros trechos das obras de ampliação e modernização da ligação rodoviária entre Florianópolis e Osório (RS).
l Em 2008, a previsão de entrega da obra da ponte era para 2010.
l Em julho de 2010, o projeto foi aprovado, mas o processo de licitação ainda estava em andamento. O novo prazo passou a ser de dois anos de construção, a partir do início da obra.
l Em dezembro de 2010, a expectativa era começar as obras no início do ano seguinte, com tempo de execução de três anos. Na época, a intenção do DNIT era ter a ponte pronta no final de 2013.
l Em 2012, quando as obras foram iniciadas, o prazo se manteve em 36 meses e foi estipulado em maio de 2015.