A Polícia Civil de Criciúma, por meio da Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente, investiga o caso de fotos íntimas de uma adolescente de 14 anos que foram parar na internet. Segundo o delegado responsável, Antônio Márcio Campos Neves, a jovem mantém um relacionamento conturbado com um adolescente de 17 anos, e também tem problemas com a mãe. As fotos foram postadas, inicialmente, no perfil da menina em uma rede social. Como ela conseguiu apagar as fotos, um blog com as mesmas fotografias foi criado.
Neves explica que a jovem acusou, inicialmente, o namorado. “Os dois são muito apaixonados, mas a mãe dela é contra o relacionamento. Eles chegaram a morar juntos por dois meses, mas a mãe dela conseguiu um mandado de busca e apreensão. Quando a jovem terminou o namoro, o rapaz não aceitou, tentou se matar e foi levado para o hospital”, explica o delegado.
O adolescente nega que tenha divulgado as fotografias na rede social, e diz que seu telefone celular – onde estavam arquivadas as fotos – estava em posse da mãe da garota. “Ele acusa a mãe da jovem de ter feito, para colocar a culpa nele. Ele nega tudo, já que é muito apaixonado pela menina”, observa Neves.
Todos os envolvidos foram ouvidos na delegacia, e Neves deve escutar algumas testemunhas nos próximos dias. A princípio, as fotos continuam disponíveis na internet. Se ficar comprovado que foi o adolescente, o delegado explica que ele receberá uma medida socioeducativa. “Se descobrirmos que foi um adulto, ele está sujeito a processo e a pena para estes casos chega de três a seis anos de reclusão”, assegura Neves.
Amanda Garcia Ludwig / Engeplus