Militares da Força Aérea embarcaram na manhã desta sexta-feira (12), no Vaticano, em um avião cargueiro da FAB, os dois papamóveis que deverão ser usados pelo Papa Francisco no Rio de Janeiro e em Aparecida (SP) durante sua visita ao país para a Jornada Mundial da Juventude. A previsão é que mais de um milhão de peregrinos participem do evento, que ocorre entre os dias 22 e 28 de julho.
O Portal de noticias G1 obteve com exclusividade as imagens do embarque, nesta manhã, dos carros de transporte, que são blindados e tiveram os vidros retirados para ser colocado na aeronave, um Hércules C-130.
O avião decolou na terça-feira (9) de Fortaleza e pousou na quinta-feira (11) e Roma. A decolagem da Itália será feita no sábado (13) e de lá o Hércules segue para Las Palmas, nas Ilhas Canárias, onde pousa ainda no sábado. A previsão é de que haja um novo pouso em Fortaleza, no domingo (14).
O desembarque dos carros ocorrerá na segunda-feira (15), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. No fim do mês, o C-130 levará de volta ao Vaticano os papamóveis.
Segundo o chefe conjunto das Forças Armadas, general De Nardi, o translado para a JMJ em uma aeronave militar foi um pedido feito pelo próprio Vaticano. A Aeronáutica não divulgou o custo do transporte.