O governador Jorginho Mello anunciou no último dia 6 um pacote de ações para valorizar os servidores da Educação. A primeira medida do pacote é o concurso para a contratação de 10 mil servidores efetivos. Serão 8 mil novos professores contratados e 2 mil profissionais para as áreas administrativas e pedagógicas das escolas.
Outra proposta é a ampliação do valor do vale-alimentação, que, de forma escalonada, aumenta de R$ 12 para R$ 25 até 2026. Todos os professores passarão a ter também acesso sem custo adicional a plano odontológico, por meio do plano SC Saúde, oferecido aos servidores estaduais.
A proposta do Governo do Estado trouxe muitos pontos cobrados há tempos pelos profissionais da Educação, porém a categoria reagiu por não achar suficientes as medidas anunciadas pelo governador. A categoria promete continuar pressionando para que o reajuste do vale alimentação e o aumento da faixa de isenção dos 14% sejam para já e não para 2026.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira (15) o coordenador regional do SINTE em Criciúma, João Batista Pessoa, comentou sobre o assunto.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: