A campanha Outubro Rosa está em plena atividade, e a Rede Feminina de Combate ao Câncer reforça a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama e de colo de útero. A instituição oferece atendimentos gratuitos a cerca de 15 mil mulheres por mês em 83 municípios de Santa Catarina.
Durante este mês de outubro, a campanha intitulada “Lance Sua Rede Pela Vida” incentiva a conscientização sobre a importância dos exames preventivos e o acesso facilitado ao diagnóstico precoce. O diagnóstico precoce é a garantia de cura, porém a Rede Feminina tem visto, com preocupação, casos da doença em estágios avançados, o que dificulta o tratamento eficaz. Em Santa Catarina, a incidência de câncer de mama é alarmante, com o Instituto Nacional do Câncer projetando mais de 3.800 novos casos por ano no estado.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer, presente em Lauro Müller, segue empenhada em oferecer informações e atendimentos preventivos gratuitos, contribuindo para a redução da mortalidade e promovendo a saúde e o bem-estar das mulheres.
E para marcar a campanha do Outubro Rosa, algumas ações ocorrem ao longo do mês aqui em Lauro Müller. A primeira delas ocorreu nesta segunda-feira (14), com uma Caminhada Rosa percorrendo o centro da cidade. Na terça-feira (15), no período da tarde, das 13h às 16h ocorre uma ação de conscientização sobre o câncer de mama ao lado do Clube Cruz de Malta.
Além disso, a Rede Feminina segue com a campanha de arrecadação de fraldas geriátricas. E no próximo dia 20 ocorre o 2º Café Rosa na comunidade do Rio Amaral 1º, a partir das 15h. O encerramento acontece no dia 30, com uma palestra da médica ginecologista Katiane Brugnara Zanini e Ana Paula Bratti, abordando o tema saúde da mulher, sexualidade e autoestima.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (14) a presidente da Rede, Ana Carolina Machado, falou sobre as ações que estão sendo organizadas para este mês.