89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 3464-3364
MANDE WHATSAPP

Orleans decreta situação de alerta para a dengue e realiza mutirão de limpeza

A Prefeitura de Orleans emitiu um decreto declarando situação de alerta para a saúde pública devido ao risco epidemiológico da dengue. A medida foi tomada após a identificação de dez focos do mosquito Aedes aegypti contaminado com o vírus da doença no município até o dia 13 de fevereiro.

Com o decreto, ações de fiscalização, prevenção e controle da doença serão intensificadas pela Secretaria de Saúde, em conjunto com órgãos municipais como Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, FAMOR, Secretaria de Infraestrutura e SAMAE.

Entre as principais medidas, estão:
• Entrada forçada de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares abandonados ou sem moradores para inspeção e eliminação de focos do mosquito;
• Limpeza de terrenos baldios pelo próprio município, com penalidades para proprietários que deixarem áreas abandonadas;
• Recolhimento de materiais como plásticos, lonas e vidros descartados em vias públicas.

Mutirão de limpeza será realizado no sábado

Como parte do esforço de combate ao mosquito, a Prefeitura realizará um mutirão de limpeza neste sábado (22), das 7h às 11h30. A ação envolverá a Secretaria de Saúde, FAMOR, SAMAE e Secretaria de Infraestrutura e terá o objetivo de eliminar possíveis criadouros e conscientizar a população.

O ponto de encontro será na Secretaria da Saúde, e os bairros atendidos serão:
• Polícia Civil e ruas próximas
• Conde D’Eu
• Aires Rodrigues
• Coloninha

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (19), Alana Stols, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Orleans, reforçou a importância da colaboração dos moradores para eliminar recipientes que possam acumular água e contribuir para a proliferação do mosquito. “A participação da população é essencial para evitar a disseminação da dengue e proteger a saúde coletiva”, frisou.

Ouça a entrevista: