Uma operação coordenada pela Secretaria Estadual da Fazenda em 25 cidades de Santa Catarina notificou 86 empresas por irregularidades com a documentação. De acordo com a secretaria, o objetivo da ação foi combater a sonegação e o valor das notificações ultrapassou R$ 300 mil. A ação contou com o auxílio de 76 auditores fiscais dos Grupos Regionais de Ação Fiscal (Graf) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ação que abordou 1.155 veículos de empresas com o objetivo de coibir a circulação de mercadorias sem documentação fiscal ou acompanhada de nota fiscal falsa. “O objetivo é fazer com que as empresas emitam documento fiscal de forma espontânea”, declarou Francisco de Assis Martins, gerente de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda.
Ainda segundo Martins, a operação serve para mostrar como alguns contribuintes sonegam os impostos. Conforme a secretaria da Fazenda, em casos de sonegação fiscal, é cobrado o valor do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com juros e multa.
Fonte: G1