Por Eduardo Madeira
Fonte de renda e um orgulho para diversas cidades, a agricultura tem seu momento de estrela e valorização do seu trabalhador nesta terça-feira. O dia 28 de julho é lembrado como o Dia do Agricultor, data criada em função da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. Para celebrar a marca e valorizar quem tanto produz pela região, o Cruz de Malta Notícias ouviu entidades e representantes dos agricultores que trataram de enaltecer o valor do trabalhador do campo.
Grande parceira dos agricultores, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) vem conseguindo auxiliar os produtores com a aproximação das novas tecnologias ao campo. Não à toa, Edson Borba, gerente regional da Epagri, garante: os agricultores estão conectados. “Hoje em dia, a interatividade tem sido muito grande. Muitas coisas onde o agricultor precisava sair da propriedade, hoje resolvemos com uma mensagem”, frisou.
Poucas cidades da Região Carbonífera se destacam tanto na agricultura quanto Orleans. Uma boa fatia da arrecadação do município vem desse setor, que hoje tem como ponto forte as culturas do leite, do gado, além da fumicultura. Mas há o entendimento de que é possível mais. “O planejamento futuro pode envolver poder público, os agricultores e o turismo, além da logística boa”, comentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orleans (Sitro), José Carrer Neto.
No contexto político, os agricultores dependem, e muito, dos trabalhos dos deputados estaduais na formulação de leis que organizem políticas rurais que beneficiem o setor. É esta é a linha de trabalho que a Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa. Moacir Sopelsa (MDB), vice-presidente da comissão, lembrou que o Parlamento já encabeçou discussões de código florestal, incentivos fiscais e diminuição de impostos aos produtores. “Ainda não é o suficiente para termos uma política organizada para a produção agrícola”, reconheceu. “Independente dos 40 deputados, todos têm reconhecido a importância da agricultura para o estado de Santa Catarina”, ressaltou.