Os assassinatos em Santa Catarina deram um salto nos primeiros nove meses de 2016. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 11,5%, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Outro dado preocupante está na resolução dos inquéritos: menos da metade dos casos ocorridos neste ano foi solucionada pelos investigadores. Veja abaixo os gráficos completos de homicídios.
Os índices que o crescimento não foi localizado, pelo contrário, se espalhou por diferentes regiões do Estado. Na Capital catarinense o aumento foi de 19 casos, o que representa praticamente 60% a mais do que em 2015.
No restante do litoral catarinense também houve aumento, de acordo com a SSP. Em Itajaí os casos subiram de 19 para 35, enquanto em Imbituba cresceu de um para cinco assassinatos. Já em Itapema os casos mais que dobraram: saltaram de sete para 15.
Na região Norte do Estado, a crescente registrada em Joinville (que teve cinco assassinatos a mais até agora) desde o ano passado começou a impactar também as cidades dos arredores. Em São Francisco do Sul, os homicídios quase que dobraram em 2016. Foram 22 contra 12 do ano passado. Em Araquari, cidade vizinha de Joinville, já foram oito neste ano e dois em 2015.