Em Santa Catarina, a criação do novo partido liderado pela ex-senadora Marina Silva — que deve se chamar Rede Sustentabilidade — passa pela coleta de 30 mil assinaturas até o final de maio, prazo que pode ser revisto para junho. Para Mauro Beal, um dos envolvidos na criação da legenda no Estado, este é o momento de descobrir novas lideranças e preparar a sigla para as eleições de 2014.
— Nossa intenção é apresentar candidaturas à Presidência e no Estado — fala o ex-presidente do PV, que deve se afastar definitivamente do Partido Verde para se ligar ao novo partido.
Outras lideranças do PV em Santa Catarina devem seguir Marina Silva. Fabiano Piovezan, ex-vereador em Joaçaba e candidato ao Senado pelo PV em 2010, é nome certo na Rede Sustentabilidade. Candidato a vereador pelo PPS na Capital em 2012, Luciano Formighieri é outra liderança que tem apoiado a criação da nova legenda no Estado e deve migrar para o partido de Marina Silva — o suplente do PPS contou com a participação da ex-senadora na campanha.
Militantes históricos do PV Miriam Prochnow e Wigold Schäffer devem migrar para a Rede Sustentabilidade. Os dois estavam no grupo de catarinenses que viajou a Brasília no sábado para acompanhar o lançamento.