Por Eduardo Madeira
Conforme antecipado pela Cruz de Malta FM, os vereadores se reúnem nesta sexta-feira (27), às 19h, em sessão extraordinária convocada pelo prefeito Valdir Fontanella para votar dois Projetos de Lei. O PL 016/2018 autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para financiar a modernização da gestão tributária. Já o PL 017/2018 dispõe do parcelamento de débitos do município junto à Caixa Econômica Federal referente ao não recolhimento de FGTS. Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, a secretária de Administração e Finanças, Ana Rúbia Prestes Cesconetto frisou a importância dos projetos, especialmente o PL 016/2018, proposta “que o município precisa”, destacou Ana Rúbia.
O projeto causa posições conflitantes entre os vereadores de situação e oposição. No lado oposicionista, o líder da bancada do MDB, vereador Hélio Bunn, disse aguardar a chegada da correligionária Ema Hoffmann Benedet para tomar uma posição definitiva, mas lastimou o fato de a prefeitura querer contrair mais um empréstimo. “Não tinha necessidade”, critica Bunn, que até viu o projeto com bons olhos, mas não concorda com o empréstimo. Quanto ao PL 017/2018, disse ter visto com estranheza o fato de o atual prefeito ter deixado de pagar o FGTS.
Já Anderson Antônio Bez Batti, o Toninho (PP), líder do governo no Legislativo, destacou que os projetos são importantes para o município. O pepista entende que Lauro Müller pode absorver os impactos do empréstimo e nega que Fontanella tenha deixado de pagar o FGTS. Na visão de Toninho, o empréstimo “é investimento, e não dívida”.