O Museu Ferroviário de Tubarão guarda um rico acervo sobre a história da Estrada de Ferro Donna Tereza Cristina (EFDTC), que foi inaugurada em setembro de 1884, possibilitando o transporte do carvão de Lauro Müller até o porto de Laguna.
Por iniciativa do médico José Warmuth Teixeira, de trabalhadores da antiga Rede Ferroviária Federal e da Ferrovia Tereza Cristina, através da Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor, foi criado em 1997 o Museu Ferroviário de Tubarão.
Seu acervo é composto de máquinas a vapor e vagões, além de documentos, fotografias, livros, plantas, projetos e outros objetos utilizados pelo transporte ferroviário, recria a história centenária dos trens na região sul de Santa Catarina.
O Museu Ferroviário de Tubarão possui dezenas de máquinas a vapor, em sua maioria que rodaram pela Ferrovia Tereza Cristina.
Além do Museu e toda sua riqueza de informação, a Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor também realiza o trabalho de recuperação e restauração de locomotivas, como é o caso da Santa Fé nº 207 – 3M, que estará em Lauro Müller em breve.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (15) a Museóloga Silvana Silva de Souza, responsável pelo Museu Ferroviário de Tubarão falou um pouco sobre a história da ferrovia e do processo de restauração e do transporte da locomotiva para Lauro Müller.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: