89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Municípios cogitam deixar de transportar alunos da rede estadual se tabela do transporte escolar não for reajustada

O prefeito de Orleans e presidente da Fecam, Jorge Koch, participou na última quinta-feira (12) de uma reunião com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Secretaria de Estado da Educação para iniciar as negociações acerca do reajuste na tabela do transporte escolar.

Os municípios atendem a demanda do transporte escolar local e, em parceria com o Estado, transportam também os estudantes matriculados nas escolas estaduais. Esta prática tem onerado os municípios. Pelo levantamento realizado pela FECAM deveria ser aplicado um reajuste de pelo menos 50% no valor pago pelo Estado para equiparar e fazer justiça ao que os municípios investem.

Na reunião, o secretário de Educação, Aristides Cimadon anunciou que o Estado programou reajustar apenas a inflação do período, através do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que hoje representaria 5,9%.

Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira (13), o presidente da FECAM prefeito Jorge Koch, comentou que os municípios já cogitam deixar de transportar os alunos da rede estadual com a frota municipal.

“Realmente vai ser complicado se eles não pagarem no mínimo 20%. Aí então o município vai fazer o transporte dos nossos alunos e vamos fechar a porta e os alunos do estado vão ficar sem transporte Aí o estado vai ter que se virar e vai pagar muito mais que uma carona nos ônibus dos municípios”, comentou Koch.

De acordo com o presidente da FECAM, no dia 30 de janeiro, durante a assembleia para eleição da nova presidência da entidade, as propostas serão apresentadas aos prefeitos.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: