O prefeito de Orleans e presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Jorge Koch, está em Brasília onde participa da Mobilização Municipalista da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O encontro foi coordenado pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que em conjunto com os prefeitos manifestou aos parlamentares apoio pela aprovação e avanço de matérias que impactam os cofres públicos municipais.
A principal atividade foi entrar em contato com os deputados federais dos Estados representados para solicitar a assinatura pela tramitação da proposta sugerida pela CNM junto ao deputado Hildo Rocha (MDB-MA) que amplia em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aos cofres municipais.
“Todo ano no mês de março nós recebemos o FPM normal, e queremos receber um outro valor igual para suportar o pagamento do piso dos enfermeiros, que aprovaram na câmara mas não deram a fonte de recurso. O Supremo Tribunal Federal suspendeu por 60 dias esse pagamento para que a União busque uma forma para entregar esse dinheiro para os municípios. Então, a nossa vinda, a nossa mobilização é neste sentido, tentar convencer os deputados e senadores a buscar uma forma de conseguir os recursos”, comentou Koch durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira, dia 19.
No encontro os representantes também aprovaram a carta do Movimento Municipalista que será entregue aos candidatos à presidência da República. A carta apresenta um conjunto de estratégias para o fortalecimento dos municípios.
Ouça abaixo a entrevista completa: