As lideranças políticas e empresariais do Sul voltaram de Brasília com esperanças renovadas a respeito das tratativas em prol do carvão mineral.
Em audiência com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o Governo Federal poderá considerar a habilitação de usinas térmicas movidas a carvão mineral na formulação das diretrizes para realização do próximo leilão A-5, que define as matrizes energéticas do país e está marcado para o segundo semestre deste ano.
Lobão ponderou que para que isso ocorra o preço desse tipo de energia precisa ser mais competitivo. O ministro também concordou com as afirmações do governador gaúcho de que a geração elétrica a carvão é importante para o desenvolvimento regional e que por isso deve ser contemplada no leilão.
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli, também considerou como positiva a ida das lideranças a Brasília para tratar do assunto e afirmou que “2013 será o ano da vitória do carvão”.
Durante a posse do deputado federal Afonso Hamm no cargo de presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral ficou definida uma agenda pró valorização do carvão mineral.
Portal Clicatribuna