As investigações do esquema de fraude em licitações praticado dentro da Prefeitura de Lauro Müller estão sendo concluídas. Em entrevista exclusiva a Rádio Cruz de Malta, a promotora Claudine Vidal de Negreiros da Silva falou que o Ministério Público ouviu as testemunhas ligadas, direta ou indiretamente, com a prefeitura e analisou os inúmeros materiais apreendidos com os suspeitos.
Segundo Claudine nesta quinta-feira (28), será protocolizada uma petição inicial, responsabilizando no âmbito civil por improbidade administrativa todas as pessoas envolvidas na fraude, segundo a promotora, os desvios que corespondem de janeiro a novembro de 2012 ultrapassam R$ 1.452.000.00 (um milhão e quatrocentos e cinquenta e dois mil reais), dinheiro esse utilizado inclusive no pagamento de contas particulares de alguns envolvidos nessa fraude como prestação de financiamentos de carro e contas de telefone.
Conforme a promotora será feito um requerimento pedindo a devolução de todo o dinheiro desviado dos cofres público.
Além do ex-prefeito Hélio Luiz Bunn, a promotora citou os nomes das empresas Fimed Materiais Hospitalares Ltda, Medsouza Produtos Hospitalares Ltda. Os sócios das empresas Fernan Pereira, Getúlio Martins de Souza, ex-diretor de compras Renato Citadim, secretária de administração e finanças Morgana Fernandes, Denilson Locatélli , e mais algumas pessoas que, segundo o ministério público se beneficiaram da contabilidade paralela que são elas, José Artur Fernandes (vereador eleito pelo PMDB), Paulo César Antunes (ex-vice-prefeito) e Itatiane Fabiane Branco (ex- secretária municipal de saúde).
Claudine falou também do processo que envolve dois vereadores e uma suplente do município – todos do PMDB – em uma possível compra de votos nas ultimas eleições, o que pode gerar até mesmo uma cassação de mandato dos mesmos. A promotora falou também sobre o caso de superfaturamento de Obras Públicas e Serviços de Engenharia, esquema descoberto durante as investigações da fraude de licitações e que envolve o nome do ex-prefeito Hélio Luiz Bunn.
Fotos: Rodrigo Luciano
Ouça a entrevista realizada pelo repórter Marcos Brocca {mp3}promotora{/mp3}