Após quase 10 reuniões de negociação realizadas, na última sexta-feira (17) os Sindicato que representam os trabalhadores na mineração e o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão no Estado de Santa Catarina (Siecesc) chegaram a um consenso. A proposta será avaliada pelos trabalhadores em uma Assembleia Geral Unificada, marcada para ocorrer no próximo sábado (25) em Siderópolis.
“A gente tem uma proposta para ser avaliada pelos trabalhadores de 8%. Isso corresponde a um reajuste acima do INPC de 2.07%, essa é a proposta do patronal. Também ficou garantido que em 2024 nós teremos um índice de reajuste de 2% acima do que der a inflação”, explicou o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Carvão dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Fitiec), Genoir José dos Santos, o Foquinha, durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (20).
Ainda segundo Foquinha, também foi conseguido o acordo para estabelecer um piso profissional para os eletricistas. “Hoje o menor piso é R$ 4.095,00, nesse valor corrige-se com 8% e acrescenta mais R$ 100,00 esse mesmo critério será usado para 2024”.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista com o presidente da Fitiec:
O diretor executivo do Sindicato Indústria de Extração do Carvão do Estado de SC (Siecesc), Márcio José Cabral, destacou o esforço das partes envolvidas na negociação e considerou um bom acordo.
“Vai ser feito um esforço enorme das empresas para poder chegar nesse acordo, houve um esforço dos dois lados, foi uma negociação longa, difícil mas que exige que um lado tente entender a condição do outro. E felizmente conseguimos chegar a um acordo. Fomos um pouco além do que era possível pro setor mas, o importante é que se chegue a um bom termo e que a gente possa seguir adiante com os trabalhos do setor carbonífero aqui em toda nossa região”, destacou Cabral.
Ouça abaixo a entrevista com o diretor do Siecesc:
A Assembleia Geral Unificada dos Trabalhadores para discutir a proposta apresentada pelo sindicato patronal, vai ocorrer no próximo sábado (25) a partir das 8h30 na sede da Associação do Sindicato dos Mineiros em Siderópolis.