A chamada geada negra poderá ser registrada em Santa Catarina a partir da terça, dia 23. Segundo o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, o fenômeno é diferente da geada branca, apontada como a mais comum de ocorrer ao longo do ano.
De acordo com Puchalski, a geada branca tem condições de se formar quando a temperatura é menor do que 4ºC. Já a geada negra ocorre quando as temperaturas ficam negativas e a queda é muito brusca.
— A geada mais comum é aquela que deixa as plantas brancas, devido ao depósito de uma camada fina de gelo, e atinge apenas a parte externa, já a negra é aquela que atinge o interior da planta, congelando-a, deixando-a escura, sem aquela camada branca — explica Puchalski.
As condições para que esse fenômeno mais raro ocorra no Estado aumentam a partir da semana que vem, quando há previsão também de um frio recorde em SC.
— A próxima semana deverá ter a chegada de uma intensa massa de ar polar no Sul do Brasil e poderemos ter temperaturas que irão entrar para a história do frio no Estado — destaca.
Em 2013, a menor temperatura registrada em SC foi de -6,8ºC em Urupema, no dia 8 de maio. Esse dado pode ser batido nas madrugadas da semana que vem.
Além da formação da geada, que pode afetar a agricultura, o metereologista destaca ainda outros efeitos dessas ondas extremas de frio:
A exposição excessiva ao frio intenso pode originar graves efeitos na saúde como enregelamento, a hipotermia e o agravamento de doenças cardíacas e respiratórias;
Existe a possibilidade de formação de gelo em estradas, por isso os motoristas que trafegam pela Serra devem ter mais cuidado;
Neve em SC?
Quando se fala em frio intenso as pessoas logo fazem uma relação com a possibilidade de neve. No entanto, Puchalski explica que para que o fenômeno aconteça é preciso de umidade.
— Temperaturas muito baixas estão relacionadas com ar seco, portanto, sem chance de neve neste momento — explica.
O meteorologista disse ainda que a possibilidade da formação de neve está sendo monitorada.
— O temos nesse momento é o indicativo de que no domingo, dia 21, tenhamos muita umidade na Serra — disse. Para confirmar as condições de formação dos flocos de neve é preciso de 24 a 48 horas.
Diário Catarinense