89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 3464-3364
MANDE WHATSAPP

MDA lança CAF 3.0 para facilitar acesso a políticas públicas para agricultores familiares

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) anunciou o lançamento do CAF 3.0, a nova versão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, que entrará em vigor em março. A atualização promete simplificar e agilizar o acesso às mais de 20 políticas públicas voltadas aos agricultores familiares em todo o Brasil.

Reconhecido como uma ferramenta essencial para identificar e integrar as famílias de agricultores familiares aos programas governamentais, o CAF fortalece a produção rural e assegura direitos fundamentais para esse segmento. Desde 2023, o MDA tem se empenhado na modernização do sistema, em parceria com sindicatos, prefeituras e entidades do setor, buscando garantir mais eficiência, segurança e facilidade nos cadastros.

Entre as principais inovações do CAF 3.0 estão:
• Integração com registros de terras e de renda: facilitando a atualização e a verificação dos dados dos agricultores.
• Cadastro automático para Reforma Agrária: agilizando o acesso aos benefícios para os agricultores que participam desse programa.
• Validade ampliada do cadastro: cinco anos para a região Norte e três anos para as demais regiões.
• Marcação de agroecologia e identificação de segmentos: incluindo povos e comunidades tradicionais, o que permite uma maior segmentação e direcionamento das políticas públicas.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, nesta quinta-feira (13), Walter Dresch, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), destacou a importância do CAF como porta de entrada para as políticas públicas que beneficiam milhões de agricultores familiares.

Ouça a entrevista: