Um total de 117 detentos do Presídio Santa Augusta, em Criciúma, irão receber o benefício de saída temporária (sete dias livre do cárcere). O primeiro grupo, de 43 reeducandos, sai da unidade prisional para passar a semana de Natal com a família hoje e deve retornar na próxima sexta-feira, caso contrário, são considerados foragidos.
Segundo o Clicatribuna, também na próxima sexta-feira, 57 detentos recebem o benefício para a virada do ano. Nas duas primeiras semanas de janeiro, 17 reclusos adquirem uma semana longe da prisão. Segundo o gerente da unidade prisional, Jovino Zanelato, todos os reeducandos são considerados de bom comportamento, estão no regime semiaberto, tem direito a cinco saídas temporárias por ano e a maioria executa atividades externas como forma de ressocialização.
Até amanhã o número pode aumentar, já que pedidos estão ainda sob análise. “Eles tem esse direito garantido por lei, e os pedidos de saída temporária passam, tanto pelo próprio setor jurídico do presídio, como na Vara de Execuções Penais. Nos últimos anos, graças ao aumento dos projetos de ressocialiação, através da Secretaria de Justiça e Cidadania, o número de detentos que não retorna é muito pequeno. Das quase 200 saídas temporárias do final do ano passado, somente um não voltou, mas já foi recapturado em seguida”, diz Zanelato.