89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Mães em período de amamentação podem fazer doação de leite materno excedente

Você mamãe que está amamentando e possui quantidade excedente de leite materno sabia que pode doar esse excedente de leite? Você sabia que na região existe um Banco de Leite Humano? Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 bebês internados. No Sul do estado existe o Banco de Leite Humano Dr. Dino Gorini, que funciona anexo ao Hospital Infantil Santa Catarina, em Criciúma.

A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista.

Nas cidades mais distantes de Criciúma, a secretaria municipal de saúde se responsabiliza por levar as doações até o banco de leite. Mães interessadas em doar leite excedente podem entrar em contato com o banco pelo WhatsApp (48) 9.9127-7074 ou pelo telefone convencional através do número 3512-2137.

Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (31), Eduarda Claudino Valim, enfermeira do Banco de Leite Humano Dr. Dino Gorini, explicou sobre o funcionamento do serviço.

Ouça abaixo a entrevista completa: