A presença de um macaco bugio na região do viaduto do Anel Viário, no bairro São Simão, em Criciúma, vem chamando a atenção dos moradores locais. O animal já foi visto em árvores, nas ruas do bairro, no pátio de residências e até às margens da SC-108.
A Polícia Ambiental de Maracajá monitora desde o início da semana o macaco na região. Segundo o cabo da PM Ambiental, Ediel Alves, o primata vive em grupos e só ataca ao se sentir ameaçado. “A tendência normal dele é fugir do ser humano. Mas se ele se sentir acuado, pode se tornar agressivo e tentar se defender. Jamais atacará gratuitamente. No caso da moto, o forte barulho deve ter deixado ele assustado”, frisa o policial.
Na manhã desta quarta-feira, três motoristas estiveram no posto da Polícia Militar Rodoviária – PMRv de Cocal do Sul relatando que observaram um macaco na margem da rodovia SC-108, na região do bairro São Simão. De acordo com a PMRv, o animal pode oferecer perigo aos motoristas, podendo ser atropelado e provocar algum acidente de trânsito ou mesmo atacar um pedestre por se sentir ameaçado devido ao barulho dos veículos.
Ainda segundo Alves, a expectativa é de que o animal deixe a região de forma natural. Mas, para isso, os moradores do bairro não devem alimentar o macaco. “Ele está encontrando comida de forma fácil. Se a população continuar ofertando alimentos, ele vai chegar cada vez mais próximo das residências”, alerta Ediel.
Com informações do Portal Engeplus
Sul in Foco