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Luz Sofrerá Reajuste De Mais De 80% A Partir De Março

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Foto Internet

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou proposta que aumenta em até 83% os valores da recém-criada bandeira tarifária que, desde 1º de janeiro vem sendo cobrada nas contas de luz para repassar ao consumidor o aumento de custos de geração para o setor de energia elétrica.

Com isso, os preços para a bandeira amarela passarão dos atuais R$ 1,50 por 100 quilowatts-hora (kWh) para R$ 2,50 – aumento de 67%. No caso da bandeira vermelha, a tarifa passará de R$ 3 para R$ 5,50: aumento de 83%. Não há cobrança no caso da bandeira verde. Consumidores do Amazonas, do Amapá e de Roraima também não pagam a taxa.

Por meio da bandeira tarifária, que adota as cores verde, amarelo e vermelho, o consumidor pode saber, a cada mês, se está pagando mais caro pela energia que gasta.

A proposta será discutida em audiências públicas previstas para o período de 9 a 20 de fevereiro na Aneel. Caso não haja alteração no texto, os novos valores começarão a vigorar a partir de 1º de março.

Outra novidade é uma ampla campanha de divulgação do sistema de bandeiras tarifárias, a ser feito pelas distribuidoras a fim de esclarecer os consumidores e estimular o uso consciente da energia elétrica. As contribuições podem ser enviadas no período de 9 a 20/2/15 para o e-mail :ap006_2015@aneel.gov.br ou para o endereço: ANEEL – SGAN Quadra 603 – Módulo I Térreo/Protocolo Geral, CEP 70.830-110, Brasília–DF.

O sistema de bandeiras tarifárias começou a vigorar no último dia 1 de janeiro.  A nova medida  vai adicionar um valor na tarifa de acordo com a necessidade do consumo dessa energia.

Em Santa Catarina, consumidores da Celesc também serão afetados pelo novo reajuste.

Nova ferramenta 

O consumidor Celesc dispõe de acesso a vários serviços diretamente na tela do computador ou SmartPhone: acesso rápido a segunda via da fatura de energia, informações em tempo real sobre a situação do sistema elétrico em toda área de concessão, a relação dos desligamentos programados por município e uma nova lista de serviços pela Agência WEB. Com isso, o consumidor ganha rapidez e comodidade em seu dia a dia. Veja na ilustração abaixo, esses serviço:

  1. As setas VERDES indicam acesso rápido para emissão de segunda via da fatura ou aos serviços da Agência WEB, alguns deles anteriormente disponíveis somente nas lojas presenciais como religação ou desligamento de unidade consumidora. Ao atualizar seu cadastro, você facilita o contato da Celesc em caso de falta de energia, por exemplo;
  2. A seta VERMELHA mostra o acesso ao link Em Tempo Real, no qual o consumidor pode ver a situação do sistema elétrico em toda área de concessão, com dados dos desligamentos programados (para melhoria de rede) e os desligamentos acidentais (por temporais, abalroamentos e outros acidentes);
  3. A seta LARANJA indica o link Desligamentos Programados, em que se pode saber a programação desses desligamentos, por município e rua, com hora de início e conclusão dos trabalhos;
  4. As setas AZUIS informam o número para avisar sobre emergências na rede elétrica (rompimento de fiação, faiscamento, entre outros) e a forma de informar falta de energia por SMS;
  5. A seta PRETA indica o link para acesso às informações mais solicitadas pelo consumidor: Dúvidas mais frequentes. 

Fonte: Criciúma News 

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