Por Eduardo Madeira
A jurisdição e os limites do Parque Nacional de São Joaquim foram temas de uma audiência realizada na última quarta-feira, dia 10, envolvendo lideranças políticas no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Participaram do encontro senadores, deputados federais e estaduais, além dos prefeitos de Orleans, Lauro Müller, Urubici, Bom Jardim da Serra e Grão-Pará. Uma nova reunião para debater o assunto foi marcada para a manhã desta quinta-feira, dia 11, novamente em Brasília.
Os prefeitos de Orleans e Bom Jardim da Serra falaram ao Cruz de Malta Notícias sobre o desfecho da audiência e demonstraram otimismo com o atendimento das respectivas pautas. Jorge Koch se deslocou para a Capital Federal apenas para tratar deste assunto e classificou a audiência como positiva. No ponto de vista do orleanense, talvez tenha sido a audiência mais produtiva até o momento. “Os cinco prefeitos fizeram uma rodada de conversações e cada um colocou a situação dos seus municípios. Cada um tem um problema e o de Orleans é de 1.100 hectares de terra que entram na demarcação do novo traçado. Nós propomos a troca para um outro local, e o ICMBio aceitou”, contou Koch. Segundo o prefeito, o impasse maior ainda é o do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, que será discutido na audiência desta quinta-feira.
Ouça abaixo a entrevista completa:
O sentimento foi compartilhado por Pedro Ostetto. Para o chefe do executivo de Bom Jardim da Serra, as discussões avançaram bastante. “A demanda de Bom Jardim não vai implicar em nada, nós só queremos justiça. Tivemos famílias que não estavam dentro do parque e suas terras foram colocadas num novo traçado. Queremos que volte ao traçado antigo, com algumas adequações dos municípios. Bom Jardim foi muito clara: não é empecilho pra nada, quer acertar”, afirmou.
Ouça abaixo a entrevista completa: