O prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, o Lei, foi escolhido o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). A decisão saiu no início da noite desta terça-feira, 9, após acordo entre os prefeitos do Partido Progressista (PP), que detinha a vaga da presidência em 2013. Por acordo, em 2014 o cargo será de um prefeito do PSD, em 2015, PMDB e em 2016, PT.
Antes da reunião, as informações apontavam que Márcio Búrigo, prefeito de Criciúma, seria o indicado. Mas Alexandre se articulou e lançou seu nome. No plenário, dezenas de moradores de Forquilhinha e funcionários da prefeitura vieram conferir a escolha.
Búrigo recuou e decidiu apoiar Alexandre. O 1º vice-presidente é Ademir Magagnin, também do PP. O 2º vice é Fabrício Kusmin Alves (PSD), prefeito de Lauro Müller; 1º secretário, João Réus Rossi (PMDB), Treviso; 2º secretário Décio Góes (PT), Balneário Rincão; 1º tesoureiro Agnaldo Maccari (PSD), de Morro da Fumaça.
No Conselho Fiscal estão Márcio Búrigo (PP), de Criciúma; Marco Antônio Bertoncini Cascaes (PSD), de Orleans; Hélio Cesa (PMDB) de Siderópolis; Murialdo Gastaldon (PT) de Içara; Evandro Gava (PP) de Nova Veneza; e Johnny Felipe (PMDB) de Urussanga.
“Vamos atuar de maneira conjunta, debatendo ações que sejam importantes para os municípios. Queremos também preparar nossos técnicos para que atuem de maneira mais qualificada”, ressaltou Lei Alexandre. O mandato é de um ano.
O prefeito de Orleans, Marco Antônio Bertoncini Cascaes, que deixou o cargo, agradeceu o apoio de todos os prefeitos e dos profissionais que atuam na Amrec.
Marli Vitali / Portal Satc