O lauromülense, Vilmar Dal Bó Maccari, lançou recentemente em Treviso, Itália, o livro de sua autoria “Os dias eram assim”. A obra narra a saga da família Dal Bó, a família do Boi como o próprio autor chama o grupo de imigrantes italianos da província de Treviso que por volta de 1880 emigrou para o núcleo de Urussanga e posteriormente Núcleo Colonial de Nova Treviso.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (25), o autor comentou sobre o livro e destacou a importância do trabalho de pesquisa, para manter viva a história.
“Nós já estamos indo para a quarta geração desses imigrantes italianos que vieram aqui para a região. Então vendo a necessidade de gerar registro de informação, de registrar. Se na quarta geração nós não registramos esse fluxo, a história, a identidade, corre um grande risco daqui mais um tempo não termos mais o contato histórico. Com a localidade, com os costumes, com as narrativas, com os gestos vivenciados. Agora é um momento crucial para nós escrevermos, é um momento que a gente escreve para manter a história viva. É essa a oportunidade que eu tive nos últimos anos, de fazer um estudo sério, estudo com dados”, comentou Vilmar.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: