89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 3464-3364
MANDE WHATSAPP

Lauro Müller vacina cerca de 500 crianças contra a poliomielite e atinge 70% da meta de cobertura

A Secretaria da Saúde de Lauro Müller informou um balanço prévio das doses aplicadas até o momento durante a Campanha de Vacinação contra a poliomielite. O município soma cerca de 500 doses aplicadas desde o dia 27 de maio, data de início da Campanha, resultando em uma cobertura para a vacina oral, que está sendo aplicada de forma indiscriminada, de 70%.

Cerca de 750 crianças fazem parte do público alvo da Campanha que tem como principal estratégia vacinar no mínimo 95% das crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias contra a poliomielite com a VOP, reduzindo o risco de reintrodução da doença no país.

A poliomielite, uma doença que já foi uma ameaça global, está voltando a ser motivo de preocupação devido à baixa adesão às campanhas de vacinação. Autoridades de saúde em diversas regiões do país alertam para os perigos dessa queda na cobertura vacinal, que pode comprometer décadas de progresso na erradicação da doença.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é causada por um vírus que pode levar à paralisia permanente e, em casos graves, à morte. Nos anos 1980, a doença afetava milhares de crianças ao redor do mundo, mas programas de vacinação em massa conseguiram reduzir drasticamente o número de casos. No Brasil, a última ocorrência de poliomielite foi registrada em 1989, graças a campanhas de vacinação eficientes.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira (11), a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Liliane Antunes e a secretária de Saúde, Renata Nuernberg, reforçaram a importância da vacinação e lembraram que a Campanha contra a poliomielite segue até a próxima sexta (14).