Começou nesta segunda-feira (27), em todo o país, a Campanha de Vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade. O principal objetivo da Campanha é resgatar crianças não vacinadas ou com a caderneta incompleta e, desta forma, elevar as coberturas vacinais a fim de evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil.
A última vez que Santa Catarina registrou casos de poliomielite foi no ano de 1989, fato diretamente relacionado aos altos índices de vacinação. No entanto, desde o ano de 2018 o estado não atinge a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura vacinal, o que abre margem para a reintrodução do vírus no estado.
A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação de Crianças. Ela é uma vacina de rotina, e está disponível o ano todo nas salas de vacinação do estado, de forma gratuita. O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) com 1 ano e 3 meses e 4 anos.
Em Lauro Müller, a vacinação estará disponível nas Unidades de Saúde do Centro, Barro Branco, Arizona e Guatá. Nos horários de funcionamento das Unidades de Saúde.
O dia D, sábado de mobilização estadual, está previsto para o dia 8 de junho. Neste dia, o Rotary Club, que tem longa história de luta contra a paralisia infantil, sendo um dos principais parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, estará junto com as equipes da saúde na Praça Henrique Lage, contribuindo com a campanha de vacinação.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (27), a secretária de Saúde Renata Nuernberg e o presidente do Rotary Club, Maicon Paz comentaram sobre a mobilização no município.