A tarde e noite desta terça e quarta feira foi de agonia para a família Nowalsk de Lauro Müller.
Um taxista de 72 anos , o senhor Francisco de Assis Nowalsk mais conhecido como seu Chico, foi vítima de latrocínio na cidade de Lauro Müller. Por volta das 14h30min na Praça do Guatá o taxista acedeu em fazer uma corrida para 3 rapazes com iniciais A.A.V, D.P.S e J.P.S que relataram que iriam pedir emprego em uma granja na localidade de Rio do Rastro.
Um outro taxista que viu a movimentação avisou seu Francisco através de telefone que lhe parecia estranho o fato, uma vez que segundo a testemunha, não haviam granjas naquela localidade.
Em torno das 17 horas a testemunha avisou familiares de que não havia visto seu Francisco no decorrer da tarde. Preocupados com a ausência do taxista, a família pediu ajuda a Policia Militar de Lauro Müller, que deu início as buscas pelos suspeitos.
A polícia realizou rondas pela cidade do Guatá e ao encontrar um dos suspeitos A.A.V., 19 anos que foi preso e conduzido a delegacia de polícia de Lauro Müller, já havia inclusive raspado o cabelo, ao que tudo indica, para despistar a policia.
Horas depois, por meio de denúncia feita a polícia Militar Rodoviária de forma anônima forma encontrados no Guatá, mais dois suspeitos D.P.S., 17 anos e J.P.S., 19 anos, que estavam portando o celular e o relógio da vítima.
Por volta das 20:00hs o quarto envolvido L.S.C., 19 anos, foi preso, quando passava a pé em frente ao Posto da PMRv de Guatá. Um dos policiais o reconheceu e deu voz de prisão ao mesmo, que seria quem dava as coordenadas aos outros três criminosos.
Aproximadamente às 20h um popular encontrou o carro de seu Francisco, a polícia foi até o local e constatou que de fato o carro estava lá, porém, o senhor Francisco não se encontrava no local.
As buscas adentraram a noite e após um dos criminosos haver confessado o assassinato a polícia chegou inclusive a levar um dos meliantes para direcionar as buscas. Estiveram na envolvidas na operação Policiais civis e militares, sob o comando do delegado Ivaldo Gregório Inácio com o apoio das policias Civil e Militar de Orleans, realizou buscas pela região de Rio Capivaras do Meio, onde encontraram por volta de 1h20min o corpo do taxista que havia sido aparentemente arrastado, cerca de 7 metros em uma grota bastante íngreme. O Instituto médico Legal (IML) chegou no local por volta das 03:00 hs da manhã.
Segundo o delegado da comarca de Lauro Müller, Ivaldo Inácio […] “Um cadarço foi envolvido no pescoço do seu Chico e jogaram num barranco, um local de difícil acesso. Através da confissão de um deles localizamos o corpo, fizemos os procedimentos cabíveis contra todos, os três confessaram a participação no latrocínio e agora vão responder perante a justiça. O quarto elemento que era quem tinha posse do relógio e celular da vítima, com isso eles não tinham como dizer que não tinham participado, e também com o interrogatório bem feito, inclusive saímos com um deles para mostrar onde estava o corpo da vítima, podendo solucionar o caso de forma rápida e segura.”
Os três maiores foram ouvidos e levados para o presídio Santa Augusta em Criciúma. Já o menor aguarda por vaga em um Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório.
“O Seu Chico foi vítima da droga, a troco de nada, por 10 ou 20 reais pra poder sustentar o vício, eles não medem consequências, é o que está acontecendo em nossa sociedade”. Relatou o delegado Ivaldo Inácio.
Aline Benedet- Jornalismo Cruz de Malta.