Profissionais da Fundação Ambiental Municipal – FAM de Lauro Müller realizaram, na tarde dessa segunda-feira (22), a primeira aplicação do larvicida biológico no rio que corta a localidade de Rio Capivaras Alto. O objetivo da ação é de reduzir a proliferação dos mosquitos “borrachudo”, que há anos atormentam os moradores daquela localidade.
Esta é a principal reivindicação dos moradores de Rio Capivaras Alto, que inclusive elencaram este problema na reunião participativa realizada pelo prefeito Fabrício Kusmin Alves e sua equipe, ainda em campanha. Na última sexta-feira (19), o prefeito Fabrício, ao lado de integrantes do Governo Municipal, cumprindo compromisso assumido no período eleitoral, voltou à comunidade para informar que nesta segunda o problema começaria a ser resolvido.
No total, serão aplicados 50 litros do larvicida Teknar em 17 pontos da localidade. O processo será realizado durante um ano, com aplicações feitas a cada 15 e 30 dias. O produto que está sendo utilizado é feito a partir de cristais protéicos, que causam a morte das larvas.
As larvas dos mosquitos do tipo “borrachudo” se desenvolvem em águas em movimento e onde geralmente há presença de matéria orgânica, como esterco animal e humano. “Por isso pedimos a colaboração de toda a comunidade para que nos ajude, não jogando lixo e nem materiais orgânicos próximos dos rios, para eliminarmos as larvas e assim evitar a proliferação do mosquito”, salientou a bióloga da FAM, Beatriz Wesller.