Está aberto o prazo para apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), referente ao exercício de 2024. Conforme apontou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o prazo para declarar o imposto é até o dia 30 de setembro de 2024.
O ITR é um tributo federal cobrado anualmente das propriedades rurais e deve ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor, independentemente do título de posse.
O imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única.
É recomendado que os Trabalhadores (as) e Agricultores (as) Familiares busquem os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do seu município para saber mais informações. Em Lauro Müller, o Sindicato já está emitindo as guias e disponibiliza o telefone/whatsapp (48) 3464-3112 para o esclarecimento de dúvidas.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (19) o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, falou sobre a importância dos agricultores entregarem as declarações do ITR 2024.