A Vigilância Epidemiológica de SC anunciou na manhã desta segunda-feira que foram confirmados três casos em Itapema de dengue autóctone _ ou seja, transmitida dentro do município. A cidade é a segunda a registrar transmissão interna da doença, a primeira no Litoral. Os primeiros casos autóctones foram registrados em Chapecó, que já soma sete até agora.
Em todos os casos de Itapema a contaminação ocorreu, segundo a vigilância, no Bairro Meia Praia, onde os três pacientes trabalhavam. Todos são adultos jovens, adoeceram em março e já foram tratados.
A Meia Praia concentra 25 dos 28 focos do mosquito existentes em Itapema. Os outros três estão no Centro.
Para evitar a proliferação da doença, a prefeitura intensificou o trabalho de prevenção. Contratou mais agentes para o trabalho de rua, iniciou a limpeza de terrenos e pretende implementar ações de educação em todo o município.
_ A população precisa estar informada e precisa agir. Criou-se uma ilusão de que o poder público pudesse dar conta da prevenção do mosquito nas cidades, mas não há como. Cada um precisa ser responsável por seu espaço _ disse Suzana Zeccer, diretora de zoonoses da Vigilância Epidemiológica estadual.