89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Irregularidades no CPF podem causar bloqueio no benefício do Bolsa Família

O governo federal informou que cerca de 100 mil famílias cadastradas no Bolsa Família podem ter o pagamento suspenso por irregularidade no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Quem não regularizar a situação terá o pagamento bloqueado já neste mês de janeiro.

O objetivo é impedir que o benefício seja pago para pessoas que não cumpram os requisitos estabelecidos. O bloqueio pode acontecer em caso de CPF suspenso, cancelado ou com divergência de titularidade na Receita Federal; com inconsistência de dados no CadÚnico. Após 6 meses de bloqueio, caso o beneficiário não resolva as pendências, ele pode ter o benefício cancelado de vez.

Para resolver as pendências, as famílias devem verificar sua situação junto à Receita Federal e, se necessário, regularizá-la. Após a correção, é necessária a atualização dos dados junto à gestão municipal do Cadastro Único. Vale destacar que a correção das pendências será realizada de forma automática pelo sistema do Governo Federal.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (24), a responsável pelo setor de Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller, Suzana Cardoso, explicou que se enquadram como irregularidades as inconsistências nos dados cadastrais, pendências documentais ou problemas relacionados ao próprio documento em si. Esses problemas podem resultar na suspensão, bloqueio ou até mesmo no cancelamento do benefício.

Ouça abaixo a entrevista completa: