A entrega das 40 casinhas para animais abandonados foi realizada no início da tarde desta terça-feira (29), em Orleans. Com isso, o próximo passo é a instalação. A iniciativa do grupo de voluntários da ONG Dog Lovers mobilizou amigos e simpatizantes pela causa.
“Conseguimos divulgar na quarta-feira, dia 22, e, na sexta-feira, dia 1º, já estávamos com todas as estruturas com padrinhos. Conversei com amigos, familiares e demais voluntários pelas redes sociais e acabou culminando na concretização da iniciativa”, ressalta a presidente da ONG, Patrícia Dorigon.
Do montante, as praças do Centro e do bairro Lomba receberão as estruturas. Há também a possibilidade de instalação no distrito de Pindotiba, segundo Patrícia. “A instalação será como aconteceu em Lages e em Nova Veneza. As casinhas serão parafusadas no chão em grupos de quatro estruturas para evitar a ação de vândalos. Serão 20 unidades no Centro, dez no bairro Lomba e, possivelmente, dez no distrito de Pindotiba. A limpeza e ração ficará a cargo de voluntários”, destaca.
E a ajuda continua. Patrícia conta que as pessoas se prontificaram também em contribuir de outra forma. “Quem não ajuda na casinha, está doando cobertores e ração. A prefeitura também estará ajudando. Já que não conseguimos tirar todos os animais da rua, nestas casinhas, eles podem se proteger do frio”.
A intenção é que projeto continue pelos demais bairros da cidade. “A iniciativa vai continuar. Se conseguirmos mais dinheiro para casinhas, vamos implantar em todos os bairros da cidade”, finaliza Patrícia.
O projeto
A iniciativa começou em meados de maio deste ano em Lages. Na cidade, 500 casinhas foram confeccionadas e instaladas com a ajuda de voluntários e empresários. Logo após, a cidade de Nova Veneza abraçou a causa e deve iniciar a instalação em breve. Cada casinha tem um custo de R$ 115, pago por padrinhos que adotam a estrutura.
SUL IN FOCO