O terreno em Pedras Grandes que já havia sido oferecido para o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel) para abrigar a usina de asfalto acabou prevalecendo como o local mais apropriado para a implantação do estabelecimento.
A decisão foi tomada em Assembleia Geral Ordinária do CIM/Amurel realizada na sede da entidade. Havia oito terrenos mapeados e listados como possíveis locais a receber a estrutura: quatro em Gravatal, um em Armazém, dois em Laguna e um em Pedras Grandes. Este foi um dos temas da pauta da Assembleia.
Os critérios levados em conta para a escolha foram o valor da locação de cada imóvel, a viabilidade ambiental, a logística (transporte de massa asfáltica), existência de rede elétrica e o acesso.
Depois de uma análise inicial dos prefeitos, restaram dois terrenos para a decisão final: um em Gravatal e o de Pedras Grandes, que acabou sendo escolhido por sete votos a dois.
Na sustentação de seus votos favoráveis ao imóvel de Pedras Grandes os prefeitos elencaram aspectos como: o local já possui um licenciamento ambiental prévio por já funcionar a usina de asfalto municipal; rede elétrica já instalada; existência de edificação que pode ser usada para boa parte das necessidades da usina; não possui nenhum custo de aluguel, pois local já passou pela a Câmara de Vereadores, que aprovou a cedência; proximidade de mineração de pedra e, por fim, não existência de resistência da comunidade do entorno ao local.
Levando em conta a estrutura e a realidade da área em Pedras Grandes há a expectativa do CIM/Amurel de que a instalação da usina possa acontecer num prazo de 3 meses.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira (19), o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, comentou sobre a importância do empreendimento para a região da Amurel.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: