Um dos maiores hospitais veterinários do sul de Santa Catarina será inaugurado na noite de hoje em Tubarão. A cerimônia será às 19h30min, no prédio do hospital, localizado ao lado do laboratório de medicina da Unisul. O hospital-escola atenderá animais de pequeno porte.
O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Internamente, haverá escalas de plantão, uma vez que também prestará serviços de internação.
Os atendimentos serão realizados de duas formas: uma com consultas e procedimentos cobrados a um custo médio, tendo em vista os valores praticados por clínicas veterinárias da região; e outra a partir de agendamento prévio para atendimento durante as aulas práticas do curso de medicina veterinária, com preços subsidiados.
“É um marco para a comunidade acadêmica, onde poderá colocar em prática todo o conhecimento vindo de dentro da sala de aula”, explica a diretora do HVU, professora Ester Blazius.
A comunidade também ganha com o HVU, já que poderão contar com o trabalhos os acadêmicos.
Estrutura e serviços oferecidos
Conforme matéria do jornal Notisul o hospital será especializado no atendimento a animais de pequeno porte, especialmente cães e gatos. No entanto, também está preparado para receber animais silvestres, como tartarugas e pássaros. Com 2,3 mil metros quadrados, o espaço abriga laboratórios de análises clínicas, de doenças infectocontagiosas, de microbiologia, centro de diagnóstico, centro cirúrgico, com duas salas de cirurgia, salas de internação e de pós-operatório, além de canis e gatis com capacidade para 20 animais cada.
Há equipamentos para fisioterapia, ultrassom e acupuntura, além de uma Unidade de Terapia Intensiva completa.
“A intenção é inaugurar na unidade de Braço do Norte no próximo ano a segunda etapa deste projeto, para que possamos atender animais de grande porte”, salienta a diretora do HVU.
Serviço de banco de sangue
O Hospital Veterinário Universitário será um dos maiores hospitais especializados no tratamento veterinário do sul de Santa Catarina e o único do estado a oferecer o serviço de banco de sangue. “As clínicas têm dificuldades em realizar transfusão de sangue por falta do material na região. Nós teremos para oferecer”, explica Ester.
“Estamos preparados para atender a qualquer tipo de emergência”
Recentemente oferecido pela Unisul, o curso de medicina veterinária é concluído em dez semestres – a primeira turma está no sexto semestre. O coordenador do curso, professor Peter Johann Bürger, explica que a partir deste semestre os alunos terão aulas práticas no HVU e avalia este momento como um grande passo da universidade.
O hospital irá assessorar clínicas e veterinários autônomos, com linha diversificada de exames e análises clínicas. “Estamos preparados para atender a qualquer tipo de emergência”, garante.
A professora de patologia clínica e biologia Nicole Hlavac acredita diz que o mercado de trabalho é carente de especialistas em patologia clínica e, com equipamentos que proporcionem estudos nesta área, o nível de profissionais veterinários será muito mais elevado daqui em diante.
“Sem dúvida, quem tem a ganhar é a comunidade, que contará com profissionais à altura para cuidar do bem estar de seus animais”, conclui.