A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) determinou dispensa emergencial de licitação, para garantir o atendimento externo no Hospital Veterinário da instituição, que fica em Lages, na Serra catarinense. A medida foi anunciada pelo pró-reitor de Administração, Vinicius Perucci, nesta terça-feira (16). O representante da universidade afirmou que o hospital deve reabrir na próxima semana.
O local interrompeu o atendimento externo nesta segunda-feira (15), por falta de materiais. As aulas práticas realizadas pelos alunos também foram canceladas. Na unidade são feitos 20 atendimentos por dia e o valor da consulta é cerca de 70% inferior aos preços praticados no mercado. Alguns procedimentos são realizados de forma gratuita.
Segundo Perucci, a ação garantirá a retomada das atividades já a partir da próxima semana. Serão investidos R$ 52 mil na compra de materias que serão utilizados, nos próximos dois meses. Tempo necessário para conseguir finalizar um processo licitatório normal, para aquisição de equipamentos e produtos utilizados para a manutenção do local. Ele será realizado nesta sexta-feira (19), conforme a Udesc.
“É preciso esclarecer que o hospital não fechou. Apenas deixou de receber novos animais, mas os que estavam internados continuam sendo atendidos”, ressalta Preucci. Conforme o pró-reitor de Administração, o problema aconteceu porque não foi pssível fazer licitação em novembro de 2012, por falta de recursos. “O hospital funciona com receita própria, mas o superávit de 2012 só foi repassado para a Udesc em março deste ano. Em anos anteriores conseguíamos antecipar o recurso e depois compensávamos, mas isso não foi possível este ano”, explica Perucci.