O Hemosc convoca doadores que possuem o tipo sanguíneo O negativo Os hemocentros do Estado de Santa Catarina necessitam de doadores que possuem o tipo sanguíneo O negativo. Houve uma baixa na captação nas últimas semanas e os hemocentros precisam da solidariedade da população.
Conforme a assistente social do Hemosc de Criciúma, Simone Nandi, o sangue O negativo é universal e por isso é importante não deixar o líquido limitado nas instituições. “Não é apenas Criciúma que precisa deste tipo de sangue, mas todas as regiões do Estado. Para que a situação não se torne crítica necessitamos muito da ajuda da população”, afirma.
Simone lembra que a doação dura aproximadamente 40 minutos. “É um processo rápido, fácil e não dói”,pontua. Durante a doação é captado 450 ml de sangue, sendo que uma bolsa pode salvar até três vidas. O Hemosc de Criciúma atende toda região Sul de Santa Catarina. Ao todo, são 28 hospitais e clínicas, desde Imbituba a Passo de Torres.
Para fazer a doação, o doador tem que comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação. Dos 16 aos 17 deve ir acompanhado de um responsável.
Horário de funcionamento – O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc de Criciúma está localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara.