Nos dias 22 e 23 de novembro, o Centro Tecnológico da SATC será palco do “Hackathon: Desafio Carvão+”, um evento que busca soluções inovadoras para desafios enfrentados pelo setor carbonífero em Santa Catarina. Realizado pelo Ecossistema Local de Inovação (ELI), o hackathon é voltado para profissionais e universitários dispostos a contribuir com novas ideias para a indústria de extração e transformação de carvão mineral.
O evento, criado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Química e Materiais do ELI, contou com diversas reuniões entre representantes das seis carboníferas que integram o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Durante esses encontros, foram definidos os problemas e as temáticas a serem abordadas pelos participantes do hackathon.
As áreas de foco incluem: a automatização no uso de equipamentos e máquinas de subsolo, o controle da umidade do carvão no processo produtivo e transporte, além do uso de biomassa e turfa para ajuste de especificações do produto. O detalhamento dos problemas específicos será revelado somente no início do evento, incentivando as equipes a pensar de forma criativa e ágil.
As equipes vencedoras serão premiadas em dinheiro, incentivando os participantes a explorar soluções que possam aprimorar a produtividade e sustentabilidade do setor. Além de fortalecer o setor carbonífero, o hackathon busca impulsionar o ecossistema de inovação regional, conectando talentos locais com empresas e instituições ligadas à inovação.
O “Desafio Carvão+” é organizado com apoio do Siecesc – Carvão+, Ferrovia Tereza Cristina, Diamante Geração de Energia e Sebrae. A curadoria do evento conta com a SATC e representantes do ELI, IFSC Criciúma, Criciúma Conecta Inovação, Unesc, ACIC, Centro de Inovação Criciúma, IEL/FIESC e SESI/SENAI, que colaboram para promover uma experiência inspiradora e transformadora para todos os envolvidos.
As inscrições para o Hackathon: Desafio Carvão+ são gratuitas e já estão abertas. As vagas são limitadas e cada equipe pode possuir ao menos um acadêmico. Os interessados devem se inscrever através da plataforma Sympla neste link.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (4), o líder do projeto do Ecossistema de Inovação, Celso Azevedo, falou sobre o evento.