O governo de Santa Catarina confirmou mudanças no comando de seis secretarias estaduais. São elas: Administração; Articulação Nacional; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Infraestrutura; Saúde; e Turismo, Cultura e Esporte.
As nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado nos próximos dias e as cerimônias de posse serão feitas individualmente.
Confira abaixo quem são os novos secretários
Para a Secretaria de Administração, Milton Martini será o novo secretário, no lugar de João Matos. Ele é advogado e natural do Paraná. Já havia sido secretário da pasta no início do primeiro mandato do governador Raimundo Colombo.
Na Articulação Nacional, assume Acélio Casagrande. Ele é administrador e natural de Criciúma. Foi deputado federal entre 2007 e 2011. No estado, também foi secretário-adjunto da Saúde e já foi secretário da Articulação Nacional em janeiro de 2015. Ele retorna ao cargo que era conduzido interinamente pela secretária-adjunta Lourdes Coradi Martini.
O deputado Valmir Comin será o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, no lugar de Geraldo Althoff. Ele é natural de Siderópolis, no Sul do estado, e está no quinto mandato consecutivo como deputado estadual.
Para a Infraestrutura, o deputado Luiz Fernando Cardoso foi escolhido para ser o secretário, no lugar de João Carlos Ecker. Ele é advogado e tem base eleitoral na região de Criciúma. Ele concorreu a deputado estadual em 2014 e assumiu como suplente na Alesc em fevereiro de 2015.
Na Saúde, o deputado Vicente Caropreso será o secretário no lugar de João Paulo Kleinübing. Ele é de Blumenau e formou-se em medicina na década de 1970. É especializado em neurologia e atuou em hospitais de Florianópolis, Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul. Também já foi vereador de Jaraguá do Sul e deputado estadual e federal. Até a posse, o secretário-adjunto Murillo Capella responde interinamente pela secretaria.
Por fim, na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, assume o deputado Leonel Pavan, no lugar de Filipe Mello. Ele é gaúcho e tem base eleitoral no Vale do Itajaí. É empresário e já foi vereador, prefeito, deputado federal e senador. Em 2010, assumiu o comando do estado quando Luiz Henrique da Silveira renunciou para concorrer ao Senado.
Dentro da pasta, o ex-secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, será o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Erivaldo Nunes Caetano Júnior será o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), cargo que já ocupou entre 2013 e 2014. A Santur segue com Valdir Rubens Walendowsky como presidente.
G1