89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 3464-3364
MANDE WHATSAPP

Gerente Regional da EPAGRI fala sobre as estratégias da mesma no meio rural

Foto: Bruno Leodato / ARCM
Foto: Bruno Leodato / ARCM

O gerente regional da  EPAGRI, Realdino José Busarello falou hoje ao programa chamada geral  sobre  turismo rural, economia, tradição, pesca e  pesquisas.

Segundo o gerente, a EPAGRI trabalha em 4 linhas básicas que são desenvolvimento da pecuária, gestão em mercado, que é apoio a pequenas empresas rurais que estão se formando, produção de grãos e hortaliças. A EPAGRI é vinculada ao governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

“Trabalhamos com equipes municipais, e conforme a vocação do município é centrado maior esforço numa atividade determinada”, comenta Realdino.

Sobre o turismo rural ele fala da pouca atenção que se da a exploração do setor, e do potencial que Lauro Müller pode ter neste sentido,  “Santa Catarina tem um turismo voltado as praias , quando se fala em turismo rural, nos temos algumas iniciativas como as de Urubici, Anitápolis, e  aqui no sul temos Nova Veneza , em Lauro Müller será  o grande potencial do turismo rural, devido a serra do rio do rastro, estamos perto do litoral, temos as águas termais próximas a tubarão, em Urussanga o vinho e a uva Goethe, ou seja, estamos rodeados de atividades no turismo rural, e Lauro Müller será um corredor, onde para ter acesso a estes lugares as pessoas vão passar por aqui”.

Urussanga criou uma cooperativa com de produção de cachaça para exportação, mas vem encontrando algumas dificuldades em dar seguimento aos trabalhos, Realdino diz  “ Não sei se é positivo ou negativo, A questão de legalização no Brasil  é burocrática, precisam de vistorias, e até eles receberem o OK para começar a produzir o processo é muito demorado”.

Referente às pesquisas promovidas pela EPAGRI ele explica sobre os métodos que vem sendo desenvolvidos, assim como as necessidades de cada região.

“Existe a tendência de uma reestruturação e melhora, criando centros de pesquisas mais avançados, mantendo ainda as que temos hoje, e pelo menos 4 centros serão de  desenho de alta tecnologia. Com relação aos transgênicos em Chapecó existe o Centro de pesquisa para agricultura familiar é onde são reunidas as crioulas, que são sementes produzidas e mantidas num banco, para estar a disposição dos agricultores”.

Aline Benedet – Jornalismo Cruz de Malta.

Confira o áudio na íntegra.

[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2014/04/REALDINO.mp3]

Sobre o autor

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.