Conforme os modelos meteorológicos, o mês de novembro deve começar com frio intenso, geada e tem até chance de neve na região serrana de Santa Catarina. A massa de ar frio prevista para esta semana traz uma preocupação especial aos produtores do estado. As baixas temperaturas afetam atividades agrícolas e pecuárias e podem causar perdas para cultivos e criações sensíveis.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agrometeorologia e Climatologista da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, Márcio Sônego, o último registro de temperaturas tão baixas nesta época do ano ocorreu na década de 1920.
“Se acontecer o frio que está se esperando, em 2011 tivemos algo parecido. Mas na verdade a menor temperatura aqui na região de Lauro Müller a Urussanga aconteceu lá por 1927/1928 que chegou a marcar 5ºC. De lá pra cá nunca mais tivemos um frio que pudesse chegar assim tão baixo [no mês de novembro]”, destacou Sônego.
O pesquisador da Epagri fez um alerta aos produtores sobre as principais culturas que podem ser mais afetadas com a onda de frio fora de época. “Seria mais a fruticultura de caroço, o pêssego e ameixa podem ter algum dano, especialmente a região de Pedras Grandes, Urussanga. O fumo pouco afeta. A cultura do maracujá pode ser afetada pelo vento”, frisou Sônego.
Ouça abaixo a entrevista completa: