A cidade de Orleans, decretou situação de emergência na tarde da última quarta-feira devido às fortes chuvas. O município vem sofrendo bastante com os efeitos dos altos volumes de precipitação, deslizamentos, erosão e queda de pontes são os principais transtornos na cidade das colinas.
“Estamos sofrendo com as chuvas desde o domingo, mas ontem foi lastimável, fomos a cidade que mais recebeu milímetros de chuvas e encheu muito o Rio Brusque que percorre a encosta da Serra na região das Três Barras. Devido a força das águas perdemos as quatro maiores pontes desse rio. A ponte da Brusque, com quase 30 metros de extensão, foi carregada e acreditamos que ela bateu também na ponte dos Menegassos e destruiu a estrutura feita há pouco tempo, que inclusive nem inauguramos. A terceira ponte levada pelas águas foi a localizada próximo a propriedade do Osmar Mazon e agora pela manhã, foi a ponte São Pedro”, comentou o prefeito Jorge Koch, em entrevista ao Cruz de Malta Notícias.
Apesar da destruição das pontes, nenhuma comunidade ficou isolada, já que existem rotas alternativas, porém são mais longas, algumas aumentam em até 30 km a distância, pois é preciso ir até o centro de Orleans para conseguir chegar a outra margem.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: