O mês de janeiro é marcado por altas temperaturas ao longo do dia e pelas chuvas de verão que refrescam ao anoitecer. Porém, neste ano, o clima está sob influência do fenômeno La Niña, que interfere diretamente na concentração de chuvas e distribuição do calor. Sendo assim, o clima de 2017 é instável e as chuvas tendem a aparecer com mais frequência.
Neste fim de semana, segundo a previsão da Secretaria de Defesa Civil, o sábado será de praia somente durante a manhã, já que a partir do início da tarde as pancadas de chuva e trovoadas aparecerão em todas as regiões do Estado. Quanto ao domingo, devido ao predomínio de uma baixa pressão no mar, a precipitação será mais intensa, podendo chegar até 70 mm.
Cuidados
Em casos de alagamentos é recomendado evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Quando se observa qualquer movimento de terra, ou rochas, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros, por meio do 193.
Com informações do Jornal Diário do Sul
Sul in Foco