A cidade de Pedras Grandes celebra, entre os dias 25 e 27 de abril, os 148 anos da chegada dos imigrantes italianos ao Sul de Santa Catarina com a 4ª edição da Festa da Colônia Azambuja 1877. O evento, que acontece na histórica Colônia Azambuja, reúne atrações culturais, religiosas, musicais e gastronômicas, destacando a tradição e os costumes herdados dos primeiros colonizadores.
Com pouco mais de 4 mil habitantes, Pedras Grandes é reconhecida como berço da colonização italiana na região. O município abriga pontos turísticos marcantes como o cemitério dos imigrantes, campo de girassóis, uma réplica da Torre de Pisa, o Domo Geodésico e uma reprodução em tamanho real do 14 Bis.
A programação da festa inclui shows, celebrações religiosas, apresentações folclóricas, desfile das famílias e as tradicionais competições do Pálio de Azambuja e Corte de Toras. A abertura oficial ocorre nesta sexta-feira (25), com a bênção da imagem de São Marcos, seguida de apresentações musicais. O ponto alto do evento será no domingo (27), com a missa campal, o desfile das famílias italianas, atividades culturais e a grande final das competições.
Em entrevista ao programa Cruz de Malta Notícias nesta sexta-feira (25), o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, reforçou o convite à população para prestigiar o evento e vivenciar a rica herança italiana preservada pela comunidade local.