O possível fechamento da Casa de Saúde do Rio Maina e a atual situação da instituição são assuntos que serão debatidos no encontro de conselheiros de saúde das regiões de Criciúma, Laguna e Araranguá, respectivamente Amrec, Amurel e Amesc, promovido pela secretaria do Sistema de Saúde de Criciúma. Conforme o portal Clicatribuna o encontro ocorre na próxima segunda-feira, às 10h, na sala de Atos, do Paço Municipal Marcos Rovaris, em Criciúma.
O prefeito de Criciúma, Itamar da Silva, receberá os profissionais da área da saúde do Estado e da região, como a coordenadora Estadual de Saúde Mental, Maria Cecília Rodrigues Heckrath e o secretário Regional de Saúde Roque Salvan, para que todos juntos possam encontrar uma forma de interferir diretamente na situação para não permitir o fechamento da casa de saúde, construída na cidade na década de 60.
A secretária do Sistema de Saúde, Letícia Vieira Rodrigues, explica que a Casa de Saúde do Rio Maina é uma entidade privada, com credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que abriga aproximadamente 180 leitos e possui 24 moradores fixos. “Não podemos permitir que este serviço deixe de existir, nossa ideia é envolver outras instâncias para que todos possam contribuir para que a casa não seja fechada”, diz ela.
Letícia conta ainda que a casa que atua no tratamento psiquiátrico de pessoas em Criciúma recebe pacientes de todo o litoral Sul, de municípios localizados entre Palhoça e Passo de Torres. O encontro de profissionais em Criciúma para solucionar o problema não se resume ao de segunda-feira. Na terça-feira (19), a mesma equipe estará reunida também na sala de Atos do gabinete do prefeito com o promotor Maurício Medina, às 10h30min para discutir o assunto e no mesmo dia, às 14h, todos juntos recebem os responsáveis pela Casa de Saúde.