O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu nesta segunda-feira (13) com a alta cúpula da BMW Group na cidade alemã de Munique. No encontro, o vice-presidente da empresa, Ian Robertson, confirmou que a pretensão é começar as obras da fábrica em Araquari, Norte de Santa Catarina, em novembro deste ano.
No dia 8 de abriu, o BMW Group oficializou a instalação da primeira fábrica da montadora alemã na América Latina. Ela terá cerca de 1,5 milhão de metros quadrados. Serão investidos cerca de 200 milhões de euros na fase inicial de instalação, o equivalente a R$ 518,78 milhões.
A proposta da BMW é lançar os primeiros veículos em 2014. Colombo disse que o governo seguirá auxiliando a empresa no que for necessário para que a meta de instalação da fábrica seja cumprida. “A parte do governo do estado está vencida e superada. A terraplenagem do terreno em Araquari está em andamento e já existe o projeto para a retirada das linhas de alta tensão que passam pela área”, afirmou o governador.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, que também foi a Munique, disse que a BMW já confirmou a participação nas ações de suporte à prefeitura de Araquari, assim como nas questões relacionadas à educação, capacidade de apoio aos temas econômicos e sociais.