A extração de carvão mineral sempre foi uma das principais atividades econômicas de Lauro Müller, tanto que o município recebe o título de “Berço Histórico do Carvão Nacional” por ter sido o local onde foi aberta a primeira mina de carvão do Brasil. Apesar de ter em seu território três minas de carvão em atividade, são poucas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer o subsolo de uma mina.
Diante disso, o prefeito Fabrício Kusmin Alves, atendendo convite feito pela direção da Carbonífera Catarinense, esteve na tarde dessa terça-feira (6), juntamente com secretários municipais e assessores de governo, visitando a Unidade I – Mina Bonito da empresa, em Lauro Müller.
A equipe administrativa foi recebida pela diretora geral da empresa, Astrid Barato, que acompanhou toda visita, ao lado de colaboradores da carbonífera. Durante o passeio, o grupo pode conhecer de perto como funcionam os serviços para extração de carvão, entre eles perfuração de frente, escoramento de teto e transporte do minério até a superfície.
“Antigamente, a mineração era vista como um atraso. Hoje é outra realidade, pois esta atividade é vista como algo promissor e que nos remete ao futuro. Acredito que o município de Lauro Müller vai crescer muito com isso, principalmente com a instalação da Usitesc em Treviso”, disse a diretora, que fez questão de mencionar a satisfação de poder receber, pela primeira vez na história da empresa, a equipe administrativa do município.
No final da visita o prefeito Fabrício agradeceu a oportunidade e enalteceu a importância de conhecer uma mina de extração de carvão. “É importante que nossa equipe conheça o processo da extração do carvão, afinal se trata de uma das principais atividades econômicas do município e que gera emprego para muitos lauromüllenses”, ressaltou o prefeito.
Assessoria de imprensa – Prefeitura de Lauro Müller