Desde o ano 2000, os profissionais de Enfermagem lutam pela regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais. A aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que trata do assunto, é condição necessária para assistência segura e de qualidade. O Projeto de Lei já foi aprovado no Senado e nas Comissões da Câmara dos Deputados, mas até o momento não foi votado.
Munidos com cartazes que pedem para que os Deputados Federais incluam o projeto na ordem do dia para votação, profissionais de Enfermagem de todo o país farão Mobilização Nacional em Brasília no dia 9 de abril. A Mobilização acontecerá na frente da Câmara dos Deputados durante todo o dia.
Cento e sessenta profissionais de Enfermagem de Santa Catarina de todas as regiões do Estado reforçarão o coro pela aprovação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para a categoria. A ida desses profissionais foi viabilizada e organizada pelo Fórum Catarinense 30h Já – Enfermagem Unida por um Objetivo.
Dois ônibus com aproximadamente 90 trabalhadores de Enfermagem partirão das regiões Oeste e Sul de Santa Catarina com destino à Brasília para mobilização.
Em Florianópolis, a mobilização pela aprovação da jornada de 30h semanais para a categoria acontecerá no dia 9 de abril, às 9h, no Hospital Florianópolis – Rua Santa Rita de Cássia, 1665 Estreito, Florianópolis – , junto com o Ato contra a Privatização da Saúde.
As lutas da Enfermagem
Além da jornada de 30h semanais para a categoria, também são projetos de interesse da Enfermagem e estarão na pauta das mobilizações: Piso Salarial Nacional (PL 4924/2009), Formação Continuada (PL 4868/2012) e aposentadoria especial.