A Secretaria de Saúde de Criciúma realizou uma audiência no último dia 17, para tratar do não comparecimento do paciente a consultas, exames ou demais procedimentos agendados, sem comunicação prévia ao local de realização. A reunião contou com representantes da sociedade civil e autoridades públicas.
Durante o encontro, foram elencados alguns dos motivos das faltas alegados pelos usuários, como, por exemplo, esquecimento, agendamento em horário de trabalho e impossibilidade de deixar alguém dependente com outra pessoa. Outro problema recorrente é a falta de atualização de dados do cadastro do paciente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – principalmente a mudança de número do celular –, que dificulta o contato.
A pasta já possui iniciativas em andamento para minimizar o problema, como o serviço de TeleSaúde, a ampliação do horário de atendimento em seis UBSs, e o contato com pacientes para confirmação de consultas com especialistas, dentre outras.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira, dia 19, o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira comentou sobre o problema e como o município tem trabalhado para tentar diminuir as ausências nas consultas, exames e procedimentos marcados.
Ouça abaixo a entrevista completa: